Fotografia por Glenn Carstens-Peters, 2017
Até à data da entrega da declaração de IRS há vários passos que têm de se cumprir.
Até dia 15 de fevereiro deverá fazer-se a comunicação do agregado familiar, caso se tenha registado alguma alteração ao longo do ano de 2021, como o nascimento de um filho, um divórcio ou um casamento. Na atualização do agregado familiar também se indica à AT uma eventual mudança de residência permanente.
Dia 15 de fevereiro é também a data limite para comunicar à AT elementos da família que frequentam estabelecimentos de ensino situados em regiões do interior do país ou nas regiões autónomas.
Os contribuintes devem confirmar, registar ou consultar as faturas das despesas do ano anterior, até dia 25 de fevereiro.
Pode-se consultar no Portal das Finanças as despesas para dedução à coleta calculadas pela AT, de 16 a 31 de março, podendo o contribuinte reclamar caso exista alguma irregularidade nas despesas familiares, gerais ou em faturas de despesas que conferem direito à dedução do IVA.
Entre 1 de abril e 30 de junho decorre a entrega da declaração anual do IRS, estando dependendo deste passo a liquidação da declaração e a emissão do respetivo reembolso ou do pagamento do imposto.
Caso tenha alguma questão ou dúvida, não hesite em contactar-nos. A A2G conta com uma equipa experiente e com capacidade para assessorar a sua empresa neste e noutros assuntos.